Você conhece os Vilões do Planejamento?

Os principais vilões do planejamento são:

1° Desvincular o planejamento estratégico do orçamento : é necessário separar uma parcela do orçamento anual para a realização das ações definidas durante a elaboração do Planejamento, caso contrário irá gerar frustração e descrédito.

2° Construir o plano sem a participação dos colaboradores: elaborar um planejamento apenas com os membros da diretoria não refletirá a realidade da empresa, deverão participar pelo menos um colaborador de cada área na estrutura hierárquica e alguns do operacional, desta forma o planejamento ganhará legitimidade.

3° Não comunicar o plano para a empresa – Gestão à Vista: após construído o plano de ação com suas metas, indicadores e responsáveis de forma colaborativa, a empresa deverá montar  um quadro onde todos os colaboradores possam acompanhar o êxito ou o fracasso das metas cotidianamente.

4° Não recompensar os resultados obtidos pelos times: é importante criar gatilhos para premiar os times que consigam bater  as metas pactuadas, isto aumenta a motivação e gera um clima de competição saudável. 

5° Não monitorar as metas e os indicadores de forma ostensiva: o monitoramento é essencial para manter vivo o processo. Faça  uso de alguma tecnologia, dê feedbacks,  determine datas fixas mensais e , por fim, aprenda com os erros.

E aí, fique ligado! Em breve teremos um novo post.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin