fbpx

Como utilizar Operadores Aritméticos em Python

Para você que quer ingressar na carreira de Programação ​Para você que ​já sabe os fundamentos de programação, mas quer aprender Python Para você que tem dificuldade para aprender lógica de programação

Os operadores aritméticos em Python são aqueles que realizam operações com variáveis do tipo numérico sejam elas do tipo int (inteiro) ou float (real).

A linguagem Python é uma excelente linguagem para ser utilizada junto com a matemática, existem várias bibliotecas matemáticas para serem utilizadas, e os recursos vão de simples análises e geração de gráficos a inteligência artificial com análise de sentimentos.

O legal é que você pode utilizar o Python como sendo uma calculadora para realizar cálculos matemáticos avançados. Quase todos os operadores aritméticos da linguagem funcionam da mesma forma como nós conhecemos durante os estudos dos fundamentos da matemática elementar.

Uma diferença da matemática elementar para a maioria das linguagens de programação é que nas expressões aritméticas não existem os sinais de associação (), [] e {} como na matemática. Estes sinais de associação possuem uma ordem de resolução , ou seja, primeiro, resolve os cálculos dentro dos parênteses, depois os cálculos dentro dos colchetes e por fim os cálculos delimitados pelas chaves. Existe ainda uma prioridade dentro dos blocos delimitados por estes sinais de associação, ou seja, resolve primeiro os elementos operados por multiplicação ou divisão e depois os operados por soma ou subtração.

Na ciência da computação as chaves e os colchetes são substituídos por parênteses e a resolução segue uma prioridade na ordem de resolução dos parênteses mais internos para o mais externo, a prioridade entre os operadores é a mesma utilizada pela matemática elementar.

Exemplos:

Na Matemática :
27 + {14 + 3 x [100 : (18 – 4 x 2) + 7] } : 13

No Python :
27 + (14 + 3 * (100 / (18 – 4 * 2) + 7) ) / 13

O resultado para ambos será o número: 32.0

E tem mais! O Python, assim como a maioria das linguagens de programação, implementa dois outros operadores aritméticos que não recebem muita atenção e pode ser que você não os conheça, são eles:

// – retorna o quociente inteiro da divisão entre dois números inteiros (9//4 =2) e
% – retorna o resto da divisão inteira entre dois números inteiros(9%4=1)

O último operador que darei destaque é o que realiza a exponenciação(**) entre dois valores (3**2=9).

Em nosso curso que lançaremos em breve teremos vários exercícios que utilizaremos todos estes operadores, desmistificando a dificuldade que alguns de vocês sentem quando envolvemos matemática para elaboração de programas.

Agora que você está entusiasmado com Python, vai querer usá-lo!

Estamos com inscrições abertas para o curso de Lógica de Programação com Python online, clique aqui e se inscreva.

Temos um canal no youtube com várias dicas de programação, imperdível. Acesse aqui e não esqueça de se inscrever para receber mais dicas.

Fique atento aos nossos próximos post.

Acesse o link Aqui e baixe o Ebook Grátis Seis Passos Para Elaboração de um Programa.

Bons estudos!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin