Já elaborou o Plano de Capacitação do seu time?

O planejamento Anual de Capacitação tem o objetivo de atingir o máximo de eficiência dos colaboradores da empresa, é necessário diagnosticar as necessidades de capacitação dos colaboradores frente às competências, habilidades e atitudes de cada colaborador e cotejá-las com as requeridas para os cargos que ocupam. As divergências evidenciadas auxiliarão na elaboração dos conteúdos programáticos aplicáveis em treinamentos.

🤔 A Treina Recife recomenda três etapas na elaboração do plano, são elas:

1️⃣ Identificar os Gaps de Competências: Gaps de competência são as lacunas entre as competências que o colaborador tem e as que precisa ter para exercer o cargo que ocupa. Esses gaps prejudicam o desempenho das organizações de vários modos, pois um colaborador sem as competências necessárias, geralmente, apresentam insuficiência nos processos produtivos, levando a empresa a ter um baixo desempenho, problemas na produtividade, aumento no índice de acidentes de trabalho e problemas de comunicação e cooperação entre colaboradores .

2️⃣ Elaborar o Plano de Capacitação: Esse deverá evidenciar as capacitações necessárias para cada colaborador contemplado: identificação, sequenciamento das disciplinas, conteúdos programáticos, cronograma de realização e custos.

3️⃣ Elaborar os instrumentos para verificar os resultados: É nesta etapa que podemos descobrir se os gaps de competências foram solucionados. Por intermédio de avaliações técnicas e comportamentais onde poderemos atribuir notas e observações que evidenciem se os comportamentos foram modificados, as habilidades foram aprimoradas e os conhecimentos passados foram absorvidos.

🎯 Com a aplicação do plano de capacitação a empresa conseguirá mais independência e produtividade, melhorias na comunicação, no clima organizacional e no atendimento ao cliente.

☎️ A Treina Recife realiza todo o processo de elaboração e execução do seu plano de capacitação. Fique Experto! Ligue já (81) 9.98215.2121

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin