Os comandos que possibilitam que programas de computador realizem a comunicação com o mundo externo, ou seja, possam receber conteúdo de um teclado ou de um leitores de código de barras ou, ainda, exibir valores de variáveis ou resultados de expressões em um monitor, nas linguagens de programação são denominados de comandos ou funções de entrada e saída. No Python estas operações de comunicação de um programa com o mundo externo.
A função no Python que realiza a operação de entrada de dados é o input(), ao ser executada pelo interpretador a função interrompe a execução do programa, exibe o prompt de comando e aguarda que o usuário digite algum conteúdo. Após a digitação o usuário precisa teclar enter para concluir a ação da função que só após atribui o conteúdo digitado à variável associada ao input().
Veja o exemplo:
>>> nome = input(‘Informe seu nome:’)
Cabe ressaltar que por padrão todos os conteúdos capturados pela função input() são do tipo texto(str), mesmo que sejam digitados apenas números em seu conteúdo. Caso o programa necessite que o conteúdo recebido seja associado a variáveis do tipo int() ou float(), você precisará converter para o tipo compatível antes que sejam atribuídas às variáveis associadas, vejamos:
>>> salario = float(input(‘Informe aqui seu salário:’))
>>> idade = int(input(‘Informe aqui sua idade:’))
Observe que quando utilizamos a combinação da função input() com as funções int() ou float() você consegue garantir que o conteúdo que será atribuído à variável associada será do tipo int() ou float() . Tome cuidado, pois caso você prepare um a função input() para receber um valor inteiro(int) e ao digitar você informar um conteúdo não inteiro(float) ou do tipo texto(str) o interpretador levantará uma exceção e interromperá a execução do seu programa.
Fique atento ao post específico sobre: Tratando exceções com Python.
A outra função que você vai conhecer é a função print() que é denominada com função de saída, ela permitirá que você exiba em seu monitor avisos, mensagens, expressões ou valores processados pelo programa, vejamos sua estrutura:
print(‘msg1’, var1, var2, ‘msg2’,…, ‘msgN’)
Por default os conteúdos separados por vírgulas são exibidos na mesma linha com um espaço em branco entre cada um deles, observe os exemplos a seguir:
>>> print(‘A soma de 2+2 é’, 2+2)
>>> idade = 30
>>> print(‘Minha idade é’, idade)
Resultado na tela:
A soma de 2+2 é 4
Minha idade é 30
Observe que após cada função print() executada o por default o interpretador posiciona o cursor na próxima linha.
Em nosso curso que lançamos temos vários exercícios que utilizam todos estes operadores, desmistificando a dificuldade que alguns de vocês sentem quando envolvemos matemática para elaboração de programas.
Estamos com inscrições abertas para o curso de Lógica de Programação com Python online, clique aqui e se inscreva.
Temos um canal no youtube com várias dicas de programação, imperdível. Acesse aqui e não esqueça de se inscrever para receber dicas.
Fique atento aos nossos próximos post.
Acesse o link Aqui e baixe o Ebook Grátis Seis Passos Para Elaboração de um Programa.
Bons estudos!